quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A história dos Meios de Transportes

INTRODUÇÃO DA ORIGEM DOS TRANPORTES

Durante milhares de anos o homem utilizou as pernas para se locomover de um lugar para o outro(nômades). A partir do momento em que descobriu o fogo, viu que podia dominar a natureza, na observação constante desta percebeu que poderia utilizar a mesma não só para a sua subsistência, mas também para sua locomoção, assim utilizaram troncos de árvores; o que seria o começo da evolução e do aprimoramento para grandes embarcações. Depois o homem conheceu os animais e a possibilidade de domesticá-los, lhe servindo de montaria.

Na sua constante busca pelo progresso o homem descobriu a roda, e na sua necessidade de expandir territórios, procurou melhorar sempre e avançar nas suas descobertas de locomoção.
Os meios de transportes evoluiram de forma lenta até à Revolução Industrial do séculoXVIII. Primeiramente com a introdução de avanços tecnológicos, tornou- se possível o transporte de pessoas e de matérias - primas a longas distâncias, substituindo os animais pela vela, que até entao era utilizada.
Posteriormente, veio a invenção do motor à explosão ,a eletrecidade aos transportes e, mais a frente, fois urgindo o automóvel e o avião, sendo possível, então concretizar varios progressos tecnológicos.Estes avanços tournou a distância entre os países cada vez menor.
O ser humno viu- se obrigado a descobrir novas formas de criar novos meios de transportes, pelo fato de que o homem viu suas necessidades aumentarem por causa das evoluções que estavam ocorrendo rapidamente, e pela necessidade de lpcomoção aumentar-se gradativamente.
Além dessas evoluções, o homem também utilizou , de uma grande parte, a sua inteligência para aprimorar suas técnicas de produção de novos meios de transportes que atendessem às suas necessidades, que até então ainda não tinha sido utilizada.
Do pequeno barco, que antes era feito apenas com troncos de árvores justapostopos e amarrados, a "fabricação" desses meios foi evoluindo para a produção de barcos maiores e mais aprimorados, com novas técnicas. Onde antes só havia barcos com remos( e até hoje existe), agora pode- se contar com as velas.
Passando os séculos, e aprimorando suas técnicas, o homem desenvolveu embarcações mais velozes, como lanchase grandes navios .


grandes embarcações agoram flutuam, fruto de novos descobrimentos pelo ser humano

Porém, naõ foi só nos mares e rios que o ser humano desenvolveu técnicas de locomoção(meios de tranportes, no caso), o homem também criou os meios de transportes terrestres, primeiramente através de animais domesticados, já mencionado, onde por muitos séculos foram utilizados, evoluindo, posteriormente para criação de carroças( ainda utilizados por pessoas do interior de alguns países, principalmente os mais pobres) e alguns anos depois, os carros, a locomotiva a vapor, a bicicleta, o trem, metrô etc..

Estas evoluções tecnológicas auxiliaram no desenvolvimento dos países e das cidades. Entretanto, não ocorreu de forma rápida, foram preciso, pelo menos, vários séculos para poder- mos chegar aos automóveis de hoje.
O que dizer sobre os aviões que vemos hoje, e sobre os trens que evluiram de uma forma significante; da Maria Fumaça até os trens movidos a energia elétrica e aos tren-bala( mais comuns em países desenvolvidos) que vão de um lugar à oitro em pouco tempo.


o homem evoluiu de tal forma que hoje é possível fazer um grande "monte' de ferro voar

Através das inovações o homem criou um certo poder, onde novos meios de transportes são desenvolvidos a todo o tempo. O que era apenas para ser criado para atender as necessidades humana, parece que hoje, é pelo crescimento econômico, ou apenas pela concorrência entre várias pessoas, que cada vez estão "jogando " carros para atender ao número populacional que cresce a cada dia e que passaram a consumir mais, às vezes, por modismo.








Nenhum comentário: