quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Transportes Marítimo e Aéreo


OS TRANSPORTES INTERCONTINENTAIS


As relações econômicas e populacionais ( migrações e turísmo), que tendem a se ampliar cada vez mais entre todos os países do mundo, explicam o extraordinário desenvolvimento do0s transportes intercontinentais, com destaque especial para :
  • o transporte marítimo, sobretudo para o deslocamento de cargas
  • e o tranporte aéreo, para o deslocamento de pessoas e de alguns produtos cujo os preços são muito elevados

Os navios sofrerram transformações profundas , em função do aumento da tonelagem transportada e da redução do custo do transporte da cargas, principalmente dos produtos mais procurados no mercado internacional. Assim surgiram navios especializados no transporte de uma determinada carga, como o superpetroleiro e os ganeleiros.




Também surgiram os grandes navios transoceânicos , que transportam um grande número de pessoas, de um continente para outro em viagens turísticas

Através deste desenvolvimento outras áreas também se desenvolveram, como os portos, principalmente em países desenvolvidos. Com o aparecimento de contêineres, várias operações de embarque e desembarque dos produtos foram mecanizadas e automatizadas para atender as necessidades do país.




OS TRANSPORTES AÉREOS

Os aviões permitem o deslocamento rápido e seguro de pessoas, de um extremo a outro do planeta.


Desempenham também um papel importante no tranporte interno de países de grande extensão territorial , em especial dos chamados países continentais.



14 BIS: PRIMEIRO AVIÃO CONTRUIDO

(POR SANTOS DUMMOT)


O 14-bis é considerado o 1º avião do mundo, criado por Santos Dumont, e voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, em Bagatelle, França.
Nos meios populares, e em jornais, o 14-bis recebeu o apelido de ave de rapina (oiseau de proie) e também de pato (canard).
O avião dos irmãos Wright é considerado por especialistas americanos o 1º avião, porém não possuía todas as características de um avião moderno, pois necessitava de uma rampa de lançamento (devido à falta de um trem de pouso).
Entretanto, o 14-bis pecava quanto a questões de manobrabilidade e autonomia. As datas dos vôos dos irmãos Wright também são contestadas pelos defensores do 14-bis, já que não eram realizados em público e sim para uma platéia selecionada, pois os irmãos Wright tencionavam patentear a invenção e temiam que a tecnologia vazasse. Desse modo a discussão sobre qual a primeira "real" máquina de vôo permanece incerta, muito em parte devido às influências patrióticas de ambos os lados.
O 14-bis decolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorreu 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente, a Comissão Oficial do Aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos
aeróstatos como no dos "mais pesado que o ar".
Em
12 de novembro do mesmo ano, novamente decolando por seus próprios meios, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de velocidade da época. (36,84 km/h).
(fonte: wikipédia, "14 BIS")

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