quarta-feira, 1 de outubro de 2008

OS MEIOS DE TRANSPORTES- TRANSPORTE FLUVIAL

OS MEIOS DE TRANSPORTES E AS NOVAS DESCOBERTAS


Os meios de transportes podem definir uma civilização, porque refletem como se usa o espaçoe o tempo. O transporte pode ser definido como vital nas sociedades antigas, onde dependiam de meios simples´, até então utilizados, para se locomoverem de um lugar para o outro.


Viajavam à pé , em contato direto com a natureza, o ser humano fazia parte dela. experimentavam a vida não só quando estava quente e agradável, mas também, quando o tempo se apresentava frio e úmido, por conta do contato direto com a paisagem.


Porém, estas viagens nem sempre eram fáceis e cômodas, entretanto, nada isolava o ser humano no transporte, como ocorre nos tempos atuais.



Os meios de transportes:


De acordo com as necessidades resultantes do crescimento da poapulação, o ser humano criou e desenvolveu meios pelo qual poderia se mlocomover com mais facilidade, conforto e rapidez de modo que estes venham satisfazer seus interesses.


Foram produzidos, inicialmente, os primeiro transportes fluviais,m muito utilizados no transporte de um lado para o outro dos rios.




O transporte fluvial


Um dos mais antigos meios que se conhecem, com um papel importante na penetração, povoamento e ocupação dos continentes.


É praticada com maior ou menor intensidade, em todo o mundo. no entanto, destaca-se a Europa, onde nas grandes e importantes obras foram construídas para permitir o aproveitamento no transportes de mercadorias diversas, como canais, barragens, etc. .





No continente americano a navegação é muito praticada no rios Amazonas, São Lourenço, Missis Tennesee, Orenoco, Madalena ce outros mais.
Na África destaca-se os rios Nilo e Niger e na Ásia, Indo, Yang-tsé-Kiang, etc..


Alguns fatores influenciam a navegação fluvial, como o relevo e o clima.


Com a Primeira Revolução Industrial, a introdução dos avanços tecnológicos e a aplicação da máquina a vapor, o tráfego tornou-se bem mais eficiente, contribuindo para um maior copnforto no transporte de matéris-primas, meradorias e até pessoas na travessias dos rios.

Eis algumas das vantagens do transporte fluvial:

a)custo operacional baixo;

b)grande capacidade de carga;

c)econômico para grandes distâncias;


d)apresenta pequeno consumo de enrgia;

No Brasil,mais precisamente no norte, o transporte de mercadorias, matérias-primas e de pessoas, são feitos através da rede fluvial.







Problemas relacionados aso transportes fluviais:

Os transportes também causam alguns problemas, não só para o ser humano, mas também para o meio ambiente, como poluição de rios por lixois jogados pelos tripulantes, como também, drramamento de óleo, diesel etc.

Além disso, falta também fiscalização que garantam mais segfurança no transporte de pessoas, o que tem causado muitos acidentes nas regiões que utilizam o transporte fluvial.








Um comentário:

Anônimo disse...

que secante, odeio ter de saber estas coisas, ainda por cima para testes